Visite-nos
Rua Amazonas, 40 Bairro Santa Inês Três Pontas, MG (saiba como chegar)
Contato: (35) 3265-1041
Liturgia diária
Evangelho: São Mateus, Apóstolo e Evangelista. Festa
Santo: São Mateus


Carisma

A vocação das Carmelitas Descalças é um dom do Espírito, que as convida a uma misteriosa união com Deus, vivendo em amizade com Cristo e em intimidade com a Bem-aventurada Virgem Maria; a oração e a imolação fundem-se vivamente com um grande amor à Igreja.

Por isso, em virtude de sua vocação, estão chamadas à contemplação, tanto na oração como na vida. Por exigência do carisma teresiano, a oração, a consagração e todas as energias de uma Carmelita Descalça devem estar orientadas para a salvação das almas. Constituições nº 10

A base carismática é a Humanidade de Cristo! Viver a Regra primitiva, com o auxílio da Virgem à luz da Humanidade de Cristo, que é fonte e razão, graça e responsabilidade do humanismo teresiano, cujas linhas mestras, Teresa as pensou e as traçou para os Carmelos de suas Monjas. A transmissão aos Descalços o fez por meio de São João da Cruz, a quem propõe o mesmo estilo: grande valorização da pessoa, oração, vida fraterna, votos, recreação, etc.

Esta é a experiência de vida de Santa Teresa. É o que ensina e deixa como herança para o Carmelo descalço: a Humanidade de Cristo! O Deus que se faz carne e habita em nosso meio! Pela sua mão, penetrou na vida da Santíssima Trindade e por Ele se entregou ao serviço eclesial por meio do exercício da contemplação apostólica e missionária. Carisma este dado por Deus a nossa santa Madre e pela graça da vocação transmitido aos seus filhos e filhas espirituais, até hoje, pois é este o seu carisma fundacional”.

Carisma de grande atualidade, para o mundo de hoje em que se detecta crise de identidade da pessoa, que tenta se definir sem referência a Deus, o que vai contra a sua dignidade e contra os valores transcendentais. A espiritualidade teresiana, centrada na pessoa, morada de Deus, aberta à comunhão com Ele, capaz de acolhê-lo no mais interior do Castelo, ajuda a tomar consciência de sua dignidade e a descobrir sua verdadeira identidade.