Visite-nos
Rua Amazonas, 40 Bairro Santa Inês Três Pontas, MG (saiba como chegar)
Contato: (35) 3265-1041
Liturgia diária
Evangelho: 5ª-feira da 33ª Semana do Tempo Comum
Santo: São Clemente I

Notícias › 31/08/2017

Iniciativas de jornadas de oração pela criação vão de 1/9 a 4/10

Esta é a terceira vez que a Igreja Católica participa do Dia Mundial de Oração pelo cuidado da Criação, após a data ser instituída pelo papa Francisco, em 2015. Nesta edição, haverá o “Tempo da Criação”, que se inicia amanhã, dia 1º de setembro, que marca a data propriamente dita, até o dia 4 de outubro, quando a Igreja celebra São Francisco de Assis, autor do Cântico das Criaturas e inspiração para o pontificado de Mário Jorge Bergoglio.

Líderes cristãos e ambientais de todo o mundo estarão à frente de um serviço de oração, reflexão e música para celebrar o Dia da Criação e o início da Temporada de Criação, de acordo com o Movimento Católico Global pelo Clima.

Com o apoio da ACT Alliance, da Rede Mundial de Oração do papa, do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e da Rede Ambiental de Comunhão Anglicana, serão promovidas ações simbólicas em frente a minas de carvão, poços de fracking e outros locais de destruição ecológica. O envolvimento do papa com a questão ambiental está expresso nas reflexões e propostas apresentadas na encíclica Laudato Si’ – sobre o cuidado da casa comum.

Nas celebrações deste ano, de acordo com os organizadores, as comunidades cristãs estarão engajadas em ações simbólicas em áreas de mineração de carvão, fracking e outros locais de destruição ecológica. No dia 24 de setembro, uma ação simbólica ocorrerá em Taize, França, na Conferência Europeia da Comissão de Justiça e Paz, intitulada “Comunhão para responder ao grito da terra e ao grito dos pobres”.

Várias conferências episcopais, incluindo o Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE), a Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia (COMECE) e a Conferência das Igrejas Europeias (CEC) serão convidadas.

Ações no Brasil

No Brasil, serão promovidas algumas atividades em âmbito local, conforme incentivado pelos organizadores, que disponibilizaram um mapa com as ações em todo o mundo.

A Pastoral da Ecologia de Santos (SP) estará reunida no Santuário de Santo Antônio do Valongo. Outro evento do tipo é preparado em Anápolis (GO) para o dia 7 de setembro, por iniciativa do Secretariado de Justiça, Paz e Integridade da Criação dos Franciscanos.

Também acontecerão eventos ecumênicos de oração pela criação: em São José dos Campos (SP), será na praça monsenhor Ascânio Brandão, com envolvimento das Igrejas Católica Apostólica Romana, Ortodoxa Russa – Patriarcado de Moscou e a Evangélica de Confissão Luterana do Brasil. A promoção é da Comissão Socioambiental da diocese de São José dos Campos.

Outro evento ecumênico será realizado em Lagoa Vermelha (RS) pela Escola Estadual Professora Delfina Loureiro, no dia 25 de setembro, com o tema “Sustentabilidade e cuidado da Criação”.

Em Bom Retiro do Sul (RS), será realizado o evento inter-religioso de oração pela criação, com organização do grupo Juventudes, Direitos e Fé por uma mobilização inter-religiosa. A ação de 15 a 17 de setembro envolverá católicos, umbandistas, espíritas, anglicanos, luteranos e hinduístas.

“É possível criar alternativas que possibilitem um mundo habitável diante da escassez de recursos. Além da urgente discussão sobre a realidade ambiental, as juventudes brasileiras enfrentam situações de extrema vulnerabilidade”, considera o grupo.

A comunidade Imaculada Conceição, da paróquia Senhor Ressuscitado, em Pelotas (RS), celebrará a missa do dia 1º outubro com a intenção da encíclica Laudato Si’.

No site da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) está disponível uma oração adaptada pela assessora da área de Missões da entidade, irmã Josciêda Menezes. Também foram recordadas as duas mensagens do papa Francisco preparadas para a ocasião.

Por CNBB



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *