O mês de maio era muito significativo para Nossa Mãe por dois grandes motivos: o primeiro, é claro, porque é o mês dedicado à Nossa Senhora, a quem a Serva de Deus amava de todo coração e o outro motivo, porque foi o mês de sua entrada no Carmelo. A Ordem dedicada à Maria, a mais bela ‘Flor do Carmelo’.
Em suas memórias Nossa Mãe escreveu:
“Nossa Senhora nos primeiros dias de seu mês, o amado mês de maio, deu-me este grande presente: o consentimento do Papai para minha entrada no Carmelo.
Escrevi ao Carmelo e minha entrada foi marcada, para 29 de maio, sábado dentro da Oitava de Corpus Christi. Mamãe procurou logo providenciar o pequeno enxoval exigido. E no dia 28 de maio, de madrugada, deixei meu lar amado com a bênção de meus pais. Descendo a escada, as forças me faltaram e as lágrimas vieram. A mãe heroica que Deus nos deu – a mim e a meus irmãos, disse-me: “Coragem, minha filha.”
Cheguei no Carmelo dia 28 à noite, e de manhã cedinho fomos a São Paulo para o atestado de saúde do médico do Carmelo. No dia 29, à noitinha, a porta do Carmelo Santa Teresinha abriu-se para receber-me”.
‘Saudades de Maio’ é uma Poesia de Nossa Mãe, que virou canção. Cantamos até hoje no último dia do mês de Maio.
SAUDADES DE MAIO
Saudades de maio…
– Ó Virgem Maria! –
Teu mês é tão belo,
… que todos seus dias
parecem estrelas
brilhando a teus pés.
Saudades de maio…
… Envolta a terra
em branca neblina.
E a lua tão bela!
a lua tão linda!
Um céu sem igual!
E tu, Virgem pura,
olhar maternal
olhar de ternura,
cercada de rosas,
de luzes ornada,
sorrindo a teus filhos.
A terra é um exílio
… mas há neste exílio
pedaços do céu:
os dias de maio
cantando
e louvando
teu nome,
Maria.
Estamos vivendo o Ano Mariano Nacional, procuremos a exemplo da Serva de Deus Nossa Mãe, cultivar as virtudes do Coração de Maria.
Através do rosário ou terço, que é a corrente de amor que nos prende a Maria, estaremos unidas a Ela, rendendo-Lhe nossas homenagens e carinho.
Irmã Maria Elisabeth da Trindade