Serva de Deus Madre Tereza Margarida Nossa Mãe

Rua Amazonas 40, Bairro Santa Inês - Três Pontas, MG

(35) 3265-1041

Mosteiro › 28/10/2014

Centro de Estudos do Sumaré, no Rio, organiza Encontro de Postulação das Causas dos Santos

ENCONTRO DAS CAUSAS 2014 (53)A terceira edição do Encontro de Postulação das Causas dos Santos foi realizada entre os dias 13 e 15 de outubro, no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, no Rio Comprido. Participaram cerca de 45 participantes provenientes de diversas regiões do país.

Um dos organizadores do encontro foi o vigário espiscopal para Vida Consagrada da Arquidiocese do Rio, Dom Roberto Lopes, que ressaltou a importância de se aumentar o desejo dos brasileiros por mais santos.

“Há no Brasil em torno de 65 processos de causa dos santos em trâmite. O encontro é uma maneira de refletir o que tem sido feito, tirar possíveis dúvidas e ver também novos processos que estão surgindo. Quando esteve no país, São João Paulo II afirmou que ‘o Brasil precisa de santos’ e ainda frisou ‘santos de calça jeans’. É preciso estudar os casos e incentivar a vontade de ser santo”, explicou.

O primeiro encontro foi realizado há três anos em Mairiporã (SP) e o segundo em Três Pontas (MG), após a beatificação na Nhá Chica. Na reunião deste ano, está sendo encerrado o processo de beatificação Odete Vidal de Oliveira, conhecida popularmente como “Odetinha”.

A abertura do encontro foi conduzida pelo bispo auxiliar do Rio Dom Antonio Augusto Dias Duarte, que acolheu os participantes e conduziu um momento de formação, abordando sobre a temática da santidade. Houve a presença do bispo diocesano de Campanha (MG), Dom Diamantinho Prata de Carvalho, que fez uma das palestras.

“É um momento que podemos justamente nos debruçar e verificar que o Brasil tem santos e, ao mesmo tempo, trocar ideias e aprofundar metodologias de trabalho. E para que possamos dar uma resposta aquilo que João Paulo II dizia: o Brasil precisa de santos”, disse Dom Roberto Lopes.

Ao término do segundo dia, foi exibido o filme “Irmã Dulce”, que relembra a história da religiosa, conhecidada como “O Anjo Bom da Bahia”.

Uma das palestras do encontro tratou sobre a gestão econômica das causas. O encontro foi concluído com uma visita ao túmulo de Odetinha, na Basílica da Imaculada Conceição, em Botafogo.

Quem participou?
O encontro foi voltado para responsáveis que estão à frente de casos de santos, chamados de postuladores. Foram 23 casos representados. Todos os participantes estão direta ou indiretamente envolvidos no trâmite dos processos. Há casos que estão sendo estudados no Rio, como da Beata Elena Guerra e do abade beneditino Columba Marmion.

“São figuras importantes nacionais e internacionais. Temos padres, religiosos e leigos que estão envolvidos no estudo dos casos. E são justamente essas pessoas que participaram do encontro. Podemos dizer que não é voltado para ‘curiosos’. E sim, para pessoas que querem se aprofundar no estudo e contribuir ainda mais para a Igreja”, apontou Dom Roberto.

Informações da Arquidiocese do Rio

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X