O Papa Francisco enviará o Cardeal italiano Francesco Monterisi para a cerimônia de entronização do imperador do Japão Naruhito, que sucedeu seu pai Akihito em 1º de maio, após uma abdicação sem precedentes na casa imperial japonesa.
O Cardeal Monterisi, de 85 anos, é o Arcipreste Emérito da Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros.
O Santo Padre já havia felicitado o novo imperador Naruhito através de um telegrama enviado em 2 de maio.
“Dirijo a Sua Majestade as minhas saudações cordiais e as melhores felicitações por ocasião de sua ascensão solene ao trono, e asseguro as minhas orações para que possa ser sempre dotado de dons de sabedoria e força no serviço dedicado à nação”, assinalou o Santo Padre naquela ocasião.
A nomeação do enviado pontifício ocorre um dia após o 74º aniversário do lançamento da bomba atômica pelos Estados Unidos, na cidade de Nagasaki, em 9 de agosto de 1945, no final da Segunda Guerra Mundial.
Durante o ataque, 75 mil pessoas morreram imediatamente em uma cidade de 240 mil habitantes. Nos dias seguintes, outras 75 mil pessoas morreram.
Nagasaki era uma das cidades com maior presença católica no Japão e tinha uma rica história de mártires cristãos dos séculos XVI e XVII. Dois terços dos católicos de Nagasaki perderam a vida na explosão.
Por outro lado, também cabe recordar que, durante a viagem à Jornada Mundial da Juventude do Panamá, em janeiro deste ano, o Papa Francisco mostrou sua disposição de viajar ao Japão no próximo mês de novembro.
Via ACI Digital